<    

sexta-feira, agosto 06, 2004

aprendendo a viver no Ventania

Viver no Ventania. Lições, aprendizagens até o momento.

- o espaço interno bastante limitado do Ventania exige que todos cuidem das suas coisas na hora certa, e não quando estamos com vontade de arrumar.
- a pequena pia também não permite acumular louças e panelas sujas. Temos que limpar e lavar em seguida.
- cada coisa no seu devido lugar. Usou, limpou, guardou.
- para aproveitar ao máximo o gás e a água aquecida, os banhos têm que ser um após o outro. O último já toma banho com o gás desligado, aproveitando a água quente que ainda está no reservatório.
- os papagaios recebem atenção especial. São bem alimentados e a gaiola vai para fora durante o dia, liberando espaço interno no motorhome.
- todos dão atenção a todos. Todos apoiam e incentivam um ao outro.
- em todas as refeições, reservamos um momento ao brinde, para comemorar as boas coisas que aconteceram: uma comida gostosa, uma atitude positiva, um lugar conhecido, uma pessoa nova, um acontecimento, uma conversa pelo telefone com alguém de São Paulo, novas coisas conhecidas, novas palavras, uma tarefa concluída etc.
- os imprevistos e pequenos problemas têm sido resolvidos sem stress. A Neuza é quem tira de letra e não deixa o astral baixar aqui no Ventania. É alegre o dia todo e conversa com todos os bichos também.
- o banheiro apertado do Ventania, igual ao de avião, exige que todos, após seu uso, deixe bem arrumado e cheiroso para o próximo. Nada de toalhas esquecidas, roupas no chão etc.
- ninguém entra com sapato ou tênis. Deixa na escadinha e coloca um chinelo ou pantufa ou fica descalço.
- os papagaios fazem a maior sujeira comendo girassol, maçã etc. Todo dia tem que haver limpeza.
- não deixamos o ambiente ficar monótono. Ou andamos, ou tocamos, ou cantamos, ou conversamos, ou fazemos algo juntos, quer sejam tarefas domésticas ou de manutenção da casa, quer de diversão, lazer.
- o ingrediente principal no Ventania tem sido o amor. Simples!