<    

terça-feira, março 08, 2005


Um pouco da história da Sementes Oilema (ou da família Gatto)

Valter e Celito Gatto (são em 10 ou 11 irmãos) moravam em Espumoso, Rio Grande do Sul até 1981. Preocupado com o futuro e trabalho para todos, o pai Gatto comprou terras em Barreiras, interior da Bahia, numa época em que ninguém dava valor às terras do cerrado, principalmente para agricultura. A verdade da época: cerrado é pura areia, sem chance para se plantar e não tem árvores que produzem madeira para a construção de casas. Ninguém queria terras do cerrado. Motivo de críticas, voltou com a notícia da aquisição das terras.

Comprada a terra, alguém tinha que ocupar e cuidar dela. Vieram Valter e Celito. Valter contou que não havia nenhuma habitação nem bar, nem loja, nada, num raio de dezenas de quilômetros. As fotos mostram a sequência e a evolução até os dias de hoje. Primeira grande decisão deles foi contratar uma empresa para perfurar um poço artesiano, e, por serviço mal feito, 150 metros de buraco e nada de água acima, nada de dinheiro. Tudo foi por água abaixo. Mas o buraco ficou no bolso. Iam fazer as mochilas e voltar para casa. Mas gaúcho é gaúcho. Persistência e Teimosia é marca de gaúcho. Decidiram plantar soja, melhoraram o solo, obtiveram boa produção. Outra grande decisão. Financiaram a compra de uma colheitadeira. Em poucos meses, quitaram antecipadamente a dívida com a produção obtida. E a notícia se espalhou: aqui dá para plantar soja e ganhar muito dinheiro. A decisão de quitar a colheitadeira foi estratégica. A máquina valia mais do que as terras desvalorizadas e permitia acesso a maiores empréstimos, dando-a como garantia. Isso acelerou o crescimento da Sementes Oilema. Hoje, os Gattos e a Oilema representam uma potência que deu enorme contribuição para o desenvolvimento de toda essa região do Brasil.


Contei um pouco da história dos Gattos. A questão para pensar é: quantas pessoas fariam isso? Isso é Fazer a Diferença, Isso é Fazer a História! Isso é sair da Zona de Conforto!