<    

quarta-feira, junho 22, 2005

Força Interior em Tubarão, Santa Catarina

Tubarão. Bela cidade, crescendo (já tem malabaristas nos semáforos!). 500 quilômetros ida e volta, sendo 300 deles em trecho complicado de mão dupla e muito caminhão na BR101. Três horas para ir e duas horas e meia para voltar à meia-noite e meia ao camping, sem jantar, para não ficar com sono. E a Neuza estava acordada, assando pão!!

Brava Gente Brasileira: Erivaldo
A palestra foi um sucesso na Oficina e Retífica Santa Catarina, cujo dono é o Erivaldo, que iniciou sua empresa há quase 20 anos. E iniciou com muita escassez de recursos (segundo a Leia, sua esposa, era ele, um saco de lona com ferramentas, seu conhecimento e sua vontade). Hoje são instalações amplas, com 6 veículos para transporte e socorro, e 50 funcionários. Os mais antigos riem quando lembram a fila que formava para usar um só banheiro na hora de ir embora. Os mais novos nem fazem idéia do que foi isso. Já pegaram uma empresa forte, sólida, saudável e com recursos.

Daí a importância da palestra. Mostrar a todos a importância de ter cabeça e atitude de um gerente, que sempre tem que buscar mais resultados, com o mínimo de recursos.
Com mais resultados, melhoram-se os recursos, para dar mais resultados. E são sete resultados: financeiro, qualidade, quantidade, pontualidade, segurança, saúde e meio ambiente. E são sete os recursos: pessoas, dinheiro, materiais, máquinas e equipamentos, informações e conhecimento, tempo e instalações.

Um bom gerente sabe lidar com escassez, usando a criatividade para alcançar os resultados. E cada pessoa é um gerente, que precisa cuidar bem de cada recurso visando os resultados para o crescimento da empresa e a satisfação dos seus clientes.