<    

quinta-feira, junho 16, 2005

Meu filho Cacá, Nina netinha e Márcia, a nora... e a associação de artesãos

15 de Junho, quarta-feira. Visitas de São Paulo. Meu filho mais velho, Cacá, Márcia e Nina (minha netinha)

Em algumas semanas estarão viajando para o Japão para morar e trabalhar lá. Vieram até Santa Catarina para nos ver antes de irem para o outro lado do mundo, para uma nova vida e nada fácil. A Márcia, minha nora, está aproveitando para aprender fazer coisas no tear, como manta e cachecol, para vender no Japão.

enquanto isso, a futura Associação de Artesãos

E a turma da Neuza está muito animada com as coisas que estão saindo dos teares. Mesmo na chuva e vindo de longe, marcam sua presença e só vão embora à noite. E cada nova artesã que se junta ao grupo traz coisas lindas, aumentando cada vez mais a variedade de produtos para a futura associação. Enquanto a Neuza se dedica ao ensino, desde que acorda, até altas horas da noite, eu tenho investido alguns dias de trabalho para gerenciar a concretização oficial da Associação. Estou elaborando uma proposta de estatuto para apresentar ao grupo de artesãs e artesãos. Esta é a parte burocrática que ninguém gosta, mas tem que ser feita para poder registrar a instituição e torna-la oficial, com direito a CNPJ e tudo o mais. Esse estatuto estou modificando bastante para enfatizar mais a questão de resultados, de visão de curto, médio e longo prazo, de crescimento, de fortalecimento dos valores humanos, de convivência, da responsabilidade de inclusão social etc. Temos que construir uma associação onde quem entra não quer sair, e quem não entrou quer entrar, pelo que se aprende, pelo que se ganha, pelo prazer de estar lá, num ambiente de alto astral, respeito e hospitalidade.

E as coisas continuam conspirando a favor: Está praticamente confirmada a presença do Prefeito de Penha aqui no camping para conhecer o grupo. Além dele, também virão artesãos de outra entidade e a Secretaria do Bem Estar Social. Com um apoio desse, o projeto da associação vai decolar.