<    

quarta-feira, novembro 23, 2005

brava gente brasileira. Gerard faz a diferença em Buri. Um modelo para o Brasil!

23 de novembro. Um Brasil Possivel, provado por a + b na Fazenda Barreiro.

As coisas se encaixam de forma incrivel no Projeto Forca Interior. Conversando com o Entelmann no sábado, soubemos do Gerard, criador de um magnífico projeto em Buri, baseado no manejo de floresta de pinus e dando oportunidades aos socialmente excluidos. Fomos até lá conhecer o Gerard pessoalmente. Que figura! Grande exportador de madeira de pinus, viabilizou um negócio que gera lucro, gera emprego e gera impostos, tornando-se mais do que auto-sustentável. Qualidade de vida para seus funcionários, sem paternalismo. Os interessados, pagam valores viáveis no seu orçamento, e conseguem ter, dentro da fazenda, sua casa própria, água, luz e esgoto. Não gastam mais do que 6 mil reais. A Vila Ibiraci, dos moradores, tem uma escola modelo para as crianças. O restaurante para os funcionários cobra R$1,50 por refeição (vai aumentar para 1,80). A empresa complementa com a mesma quantia. Quase 100% dos itens de alimentação são produzidos na própria fazenda, num sistema que chama de Bio-dinâmico, sem agrotóxicos. Neuza ficou entusiasmada, pois tem formação em agronomia. Arroz, trigo, a farinha, soja, leite, queijo, verduras, legumes, carne, frutas. Sem gastos com agrotóxicos, transportes, combustível e sem atravessadores, tudo sai muito mais em conta para todos. Tirei mais de 100 fotos que, aos poucos, estarão no diário. São lições e mais lições de gerenciamento por resultados, gerenciamento de recursos, valores humanos, ousadia, criatividade, vontade de mudar a dura realidade de um país, lições através do exemplo. Tudo isso mantendo o foco na importância da árvore e das pessoas excluídas. Gerard prova que um ajuda a sustentar o outro. Conversar com o Gerard é fazer vários cursos num só: agronomia, administração, meio-ambiente, economia, psicologia, antroposofia etc. Aos 72 anos, Gerard fala e mostra com muita paixão, os erros e acertos, e cada pedaço da Fazenda Barreiro, a marcenaria, a serraria, o restaurante, a escola, as casas dos funcionários, a horta etc. O dia de hoje consideramos histórico pela combinação de sonhos, propostas, realizações e possibilidades de contribuições mútuas. Certamente, o Projeto Tear vai precisar muito da Fazenda Barreiro, que produz maravilhosos artefatos em madeira, e a Neuza irá ensinar tear para muita gente da Fazenda.

A Fazenda Barreiro é, cada vez mais, uma referência para governantes, políticos, servidores públicos, administradores, professores e alunos. Sempre recebe visitas, de pessoas de norte a sul do Brasil, e também do exterior. Mostra a todos, com provas indiscutíveis, que é possível um Brasil mais justo, onde cada brasileiro tem direito a uma vida digna, saudável, na própria região onde nasceu e cresceu, mesmo sendo uma região pobre. Nada é desperdiçado. Agrega valor a tudo e obtém o retorno gerando mais desenvolvimento e novos investimentos em forma de escolas, restaurante, horta etc.

Na despedida, ganhamos do Gerard um quadro com uma frase de uma música do velho Luiz Gonzaga: “mas, dotô, uma esmola a um hóme que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão”. (e me vem à cabeça os Malufs viciados, não em esmola, mas em corrupção). Este foi o primeiro de muitos encontros que ainda virão com o Gerard.

1Comments

  • At 12:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    Parabens pelo trabalho. Vejo com alegria o trabalho atuante de todos. Buri é uma caidade que realmente necessita de ajuda. Mas pode um cego guiar outro. A palavra de Deus diz; Buscai primeiramente o reino de DEus e sua justiça que as demais coisas serão acrescentadas. Para que todos os projetos deem certos devem necessariamente estar nos projetos de DEUS. Conheço Buri e sua gente, portanto sei da forma que estou colocando minha posição. Enquanto não haver uma entrega de muitas vidas para Deus, inútil será o trabalho. Mas com relação a vcs, parabens, que Deus ilumine e possa estar ao lado de todos. Felicidade,

     

Postar um comentário

<< Home