<    

terça-feira, novembro 01, 2005

Homenagem a uma sábia senhora: Fumiko Kimura.

A notícia triste que recebi da minha mãe foi que sua tia Fumiko Kimura, com mais de 90 anos, faleceu hoje e iremos até o Paraná de madrugada para o funeral dessa mulher super especial que deu lições de persistência, paciência, qualidade, perfeccionismo, arte com capricho, tudo através dos seus espetaculares e incríveis trabalhos artísticos. Aprendeu essa arte quando jovem, com a esposa do gerente da Fazenda Nomura. Durante toda a vida, com linhas coloridas e agulha, com muita paciência e determinação, reproduziu quadros famosos de Van Gogh, Monnet, Cezane. Depois de emoldurados, as pessoas custam a acreditar que tudo foi feito com linhas cuidadosamente escolhidas e coloridas. Filhos e netos foram contemplados com dezenas dessas lindas obras. Nunca vendeu nenhum dos seus trabalhos. Eu sou um felizardo e ganhei duas lindas obras suas, reproduções de Van Gogh, (Botas Surradas e A Bíblia), que sempre levo comigo no Motorhome, para me servirem como puxões de orelha e me tornar persistente, paciente, caprichoso, não materialista, não ganancioso. E a minha mãe, Nina Higuchi, aos 77 anos resolveu ter aulas com ela. Hoje, com 83 anos, já produziu mais de 10 lindos quadros e sempre ia até Bandeirantes, no Paraná, pedir conselhos e ter mais orientações da sua tia Fumitian. Essa mulher cumpriu sua missão aqui no Brasil. Cumpriu sua missão no anonimato, e contribuiu muito mais para o país do que muitos ilustres e famosos brasileiros. Obrigado pelas lições eternas, Fumitian. E obrigado também, Maria, por ter cuidado bem dela por tantos anos.

1Comments

  • At 3:19 PM, Blogger Silvio said…

    Raul,
    Sem querer acabei achando seu blog.

    Não sabia que você tinha uma das reproduções das botas do Van Gogh.

    Em 1991, viajei de mochila nas costas pela Europa e em uma das paradas visitei o museu Van Gogh em Amsterdam, trazendo um cartão postal com o quadro que mais me impressionou.

    Ao voltar de viagem, pedi à época para minha obatian bordar este quadro.

    Foi o único que pedi especificamente que ela bordasse, pois até então nunca havia encontrado uma imagem que me sensibilizasse a ponto de fazer o pedido.

    Creio que ela também gostou de fazê-lo, pois soube de pelo menos mais três "cópias".

    Quem sabe um dia a gente não se encontre pra comparar os quadros.

    Abraço,

    Silvio Kimura

     

Postar um comentário

<< Home