<    

sexta-feira, agosto 20, 2004

professores se desenvolvendo, em São Joaquim

19 e 20 de agosto. Finalmente, com os professores.

A Secretaria de Estado confirmou o treinamento de 2 dias para os professores de duas escolas estaduais de São Joaquim. Escolas Manoel Cruz e Rocha Pombo. Coisas de São Joaquim. As aulas são suspensas para os alunos, por dois dias, para que os professores possam ter o treinamento. Como foram avisados em cima da hora, chegaram meio contrariados. Boa parte veio porque terão um certificado que pode melhorar o curriculum e ganhar mais alguns pontos para futuras promoções. O cumprimento de horários não é o ponto forte da maioria. Poucos chegam no horário marcado. Demonstro irritação com esse tempo perdido. Por duas ou três oportunidades, fui duro nesse ponto. O resultado melhora um pouco. Mas os usos e costumes falam mais alto. Perto do meio dia, começa a debandada. Todos têm as suas rotinas e não se afastam delas. O retorno do almoço também é bagunçado. Mais tempo perdido com esperas. Fico maluco. Não faz muita diferença. Às cinco horas e até antes disso, abandonam o lápis em pé e seguem em suas rotinas. O treinamento está interessante, todos gostando muito, os elogios são contínuos. Mas cumprir a rotina tem prioridade sobre o próprio desenvolvimento.

Os temas trabalhados, e que serão repetidos em todos os treinamentos para os professores de todas as cidades próximas, foram:

- Desenvolver-me. Por que não é fácil
- As formas (formado, conformado...)
- Lucidez, Pensar Grande
- Gerente. Todos Somos Gerentes.
- Gerentes buscam resultados.
- Gerenciam recursos escassos
- Lidam bem com Pessoas
- Todos temos momentos Everest e Ervilha
- Ciclo Positivo e Ciclo Negativo
- Fazer a Diferença
- Excluir é fácil. Incluir requer grandeza, amor.
- Educação é CHAVE (Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores, Educação é isso)
- Valores (CAPRICHO) – Coragem, Alegria, Amor, Persistência, Respeito, Responsabilidade, Iniciativa, Cooperação, Honestidade, Ousadia.

Foi um enorme sucesso o treinamento. Com muita emoção, descontração, seriedade e lições. O filme Nenhum a Menos, mexeu muito com o pessoal, pois mostra um exemplo bonito de uma jovem professora chinesa. A repercussão já está acontecendo. A responsabilidade se torna ainda maior para os próximos grupos. Todas as professoras de todas as escolas estaduais desta região terão esse treinamento de dois dias. A expectativa vai aumentando. A notícia corre rápido na cidade. Sempre encontramos com alguma professora em alguma loja ou supermercado. Muita gente já sabe que tem um japonês na cidade que dá palestras bem legais. E isso é só o começo.



a abertura com a gerente regional de educação, Dalva. Atenção, expectativa, dúvidas.

devagar, o interesse aumenta, as pessoas vão se permitindo se enxergar nos exemplos que eu cito,

e o melhor, é rir para não chorar. O autoconhecimento vai aumentando e a hipocrisia diminuindo,

sem stress, sem vergonha, sem crises existenciais. Quem ganha com isso? Todos, e os alunos também.