<    

quinta-feira, junho 23, 2005

BRAVA GENTE BRASILEIRA - Scarduelli, de S.José/SC

22 de junho, quarta-feira

A Neuza, novamente, não pode me acompanhar. Anda bastante ocupada com suas alunas de tear, que querem aproveitar tudo o que ela sabe e está ensinando para todas. Eu fui para São José/SC, cidade vizinha de Florianópolis. Para quem é de fora, parece tudo uma cidade só, sem espaços vazios, a não ser a ponte que liga o continente à ilha de Santa Catarina. O evento foi acertado pelo Eurico de Porto Alegre. Eurico é daquelas pessoas bem informadas, jovem empresário, mas com muita experiência de vida. Sempre dá um bom papo. A palestra hoje, pela MWM, é na Retífica de Motores Scarduelli, para 40 pessoas, a grande maioria, homens, mecânicos. Muito ampla, conta inclusive com um ótima cozinha e confortável refeitório.

É muito bom conhecer pessoalmente o fundador de qualquer empresa, principalmente de pequenas e médias empresas, como o Erivaldo de Tubarão e como o Raimundo Scarduelli. Você conversa diretamente com quem iniciou tudo, com empreendedores, seus momentos mais difíceis etc. No restaurante da Scarduelli, onde tivemos uma churrascada após a palestra, demonstrei minha surpresa com as instalações do restaurante/refeitório. E o Sr. Raimundo contou que, nos primeiros anos da oficina, via seus funcionários comendo marmitas, comida fria, sentados no chão, encostados numa parede, ou fazendo um lanche por aí. Isso lhe cortava o coração. Assim que os resultados lhe permitiram, deu prioridade e construiu o restaurante para o pessoal. Seu pior momento foi no ano passado quando perdeu,de maneira trágica, seu filho, que vinha sendo preparado para dar prosseguimento aos negócios. Mas a vida continua, com todos os obstáculos que ela nos reserva para serem superados. Raimundo, com a sabedoria do bambu, verga, mas não quebra. E os desafios são superados.


A palestra serviu para chamar a atenção sobre a responsabilidade de todos, de assumirem o papel de gerentes, tanto em casa como no trabalho. Fazer mais resultados com o mínimo de recursos. Cuidar, preservar e utilizar bem cada recurso. Não temer a escassez ou limitação de recursos. Enfrentar com criatividade. Manter limpo e organizado seu espaço de trabalho, banheiros, estantes e todos os recursos. Oficina mecânica também pode ser muito limpa. Vai surpreender e encantar os clientes. Citei o exemplo da Zanotto, de Pouso Redondo, que consegue dar resultados e cuidam muito bem de todos os recursos e deixam tudo limpo. Na Scarduelli, cada um assumiu a responsabilidade de cuidar bem de cada recurso.