<    

quarta-feira, junho 01, 2005

Com os Agricultores de Erechim, Getúlio Vargas e vizinhança

Foram três palestras para agricultores de Erechim e Getúlio Vargas. Esta região também foi duramente castigada pela seca e, não bastasse isso, perdem ainda mais com o baixo valor do dólar. Eu, que já havia tido contato com muitos deles há dois anos atrás, percebi fácil a diferença de atmosfera. Normalmente falantes e brincalhões, desta vez estavam pra pouca conversa, sem gargalhadas, apenas cumprimentos rápidos. Não é para menos, com perdas que chegam a 80 por cento da lavoura que não permitirão cobrir as despesas e dívidas. Tristeza geral.

Assim, mesmo apresentando os temas centrais que são essenciais nas minhas palestras, eu sempre mantive como objetivo ajuda-los a recuperar a esperança, otimismo e energia para superar essa fase difícil e virar a página. Precisam voltar a acreditar. Foram estes os temas:
- lucidez
- pensar grande
- todos somos gerentes e buscamos resultados
- queremos o máximo de resultados, com o mínimo de recursos
- a importância da informação, do conhecimento, do know-how para se fazer mais com menos.
- Sempre é uma alternativa recorrer a terceiros para buscar melhores resultados.
- Tomar decisões proativas
- Por que o proativo sempre toma decisões acertadas.
- Deixar a sua marca

Todas as três palestras tiveram grande impacto, tendo havido depoimentos emocionantes sobre a importância do que acabaram de ouvir e que saem renovados e com maior otimismo para superar os obstáculos. Querem que seus familiares também tenham a mesma palestra.