<    

quinta-feira, julho 07, 2005

alô Portugal, Ana Tirano, Carla Anselmo e Chico Lopes, alô Entelmann, alô Moacir Werneck

7 de Julho

Decidimos que é hora de partir de Penha/SC. Em agosto estaremos em outra cidade. O Ventania parte daqui dia 18 de julho. Ontem, conversando com a Neuza, definimos uma nova região para ir ajudar. Por aqui, o principal trabalho realizado e que dará muitos frutos, a Neuza conduziu, ensinando muita gente a fazer trabalhos com tear manual, possibilitando melhorar a renda familiar, gerar emprego, aproveitar tempo e talento disponível das pessoas daqui. Pelo menos três pessoas daqui irão segurar a barra e criar uma Associação de Artes e Artesanato: Marilda, Fabiana e Marilene. Hoje pela manhã, Neuza e Marilda foram até a casa do Carlos para entregar um tear para que possa trabalhar e ter uma renda a mais. Carlos vive numa cadeira de rodas e o tear é perfeito para que possa trabalhar em casa. Infelizmente, a casa hoje estava vazia e retornaram.

Dei a notícia para o meu amigo Entelmann, presidente da ACE-Schmersal, que nos mudaremos para Itapeva, interior de São Paulo. Ficou feliz da vida, pois quer ajudar uma cidade vizinha, Buri, muito pobre, a se desenvolver e gerar emprego na região. Lá ele tem uma propriedade rural e se preocupa muito com a preservação do meio-ambiente, produtos orgânicos, reciclagem, desenvolvimento social e econômico. Tem muito a ensinar a nós. De Itapeva também poderemos ajudar Ribeirão Branco, município igualmente pobre, onde um amigo, Moacir Werneck, tem familiares que lá residem, até poderiam se mudar para outros lugares melhores, mas preferem insistir em tentar mudar o rumo das coisas, ao invés de simplesmente abandonar tudo e resolverem apenas as suas vidas.

Pela manhã, tive a alegria de receber notícias de amigos de Portugal, onde estive há alguns anos fazendo alguns trabalhos de consultoria. Ana Tirano, Carla Anselmo e Francisco Lopes. Pedi que me encaminhem fotos para constar no meu diário de bordo.