<    

sexta-feira, agosto 19, 2005

Força Interior em Itapeva

19 de agosto, sexta-feira – na câmara municipal de Itapeva.

Aproximadamente 60 pessoas participaram desta palestra combinada com a Vereadora Aurea. Além dos servidores da Câmara Municipal de Itapeva, também foram convidadas pessoas de outros municípios vizinhos, como Nova Campina, representantes de outras instituições como a Guarda Municipal, o Exército, Hospital da Santa Casa de Misericórdia, Secretaria da Educação, Secretaria dos Transportes etc. O David, do Jornal Folha do Sul também estava lá. Como, na mesma hora, estava acontecendo outra reunião na cidade com a visita do Secretário Estadual da Saúde e alguns deputados, havia uma dúvida no ar: os convidados viriam para a palestra? Muitos receberam convite para os dois eventos. Fiquei aliviado e feliz pois teve gente que veio para a reunião errada e decidiu ficar depois de participar por meia hora da minha palestra. Houve gargalhada geral. Outros teriam que sair, mas ficaram até o final. Não se trata de uma competição, mas seria frustrante ver uma sala vazia e perder o dia e a viagem.


Nesta palestra “Fazendo a Diferença”, mostrei que é fundamental melhorar o auto-conhecimento para possibilitar o próprio desenvolvimento. De um modo geral, dedicamos pouco tempo à auto-reflexão. Portanto, quem fizer isso, já fará a diferença. Reconhecer em si mesmo as fôrmas que orientam o pensamento, o julgamento, a decisão, a ação. Questionar e reavaliar ou revalidar fôrmas é fundamental para não tocar a vida de uma maneira sem sentido. Enfatizamos bastante a questão dos valores (responsabilidade, respeito e honestidade). É responsabilidade de todos nós passar e fortalecer esses valores aos nossos filhos, cidadãos, alunos, colegas de trabalho etc. Principalmente quem é do serviço público, que sempre deve se lembrar em servir ao invés de ser servido (esta é a diferença entre tripulante e passageiro). Um Brasil melhor se faz assim, onde cada um procura ser um bom exemplo.

Os elogios que recebemos, terminada a palestra, serviram como enorme incentivo para nós. Surgiram mais pedidos para novas palestras, e que poderão resultar numa única palestra envolvendo todos os interessados em Itapeva, como sugeriu o David. Lourdes, de Capão Bonito, também quer nos levar para uma palestra naquela cidade vizinha. E iremos com prazer.