<    

domingo, julho 18, 2004

Adilson Baher, um empreendedor de Blumenau

17 de Julho de 2004 - Outra grande figura: Adilson Baher.

De Blumenau, 37 anos. Era o nosso vizinho de motorhome na Praça em São Joaquim. Fui pedir dicas sobre mistura de querosene no diesel. É absolutamente contra. Ensinou-me a dar partida no frio. Manter a chave pressionando e acionando o motor de arranque por bons segundos. Tentar novamente até pegar. E pega mesmo. Eu sempre aprendi que ao ligar e tentar a partida do motor era girar e soltar a chave em seguida, jamais mantendo-a girando o motor. Foi a minha salvação, pois do meu antigo jeito, eu estragaria o motor de arranque e acabaria com a bateria, sem ligar o motor.
Passamos a conversar, enquanto sua filhinha Brenda de 1 ano passeava prá lá e prá cá.
Chamei o Jorge para ouvir sua história: começou a trabalhar aos 14 anos, como faxineiro de uma revenda de automóveis em Blumenau. Como era frequentemente mal tratado por alguns funcionários, certo dia conseguiu emprego numa oficina de motos, onde aprendeu fazer manutenção em motos. Aos 16 anos abriu sua própria oficina de motos, em conjunto com outra pessoa que tinha oficina de lambretas. Observando a escassez de peças importadas, começou a usinar algumas. Vendo que a procura era grande, passou a produzir em escala, vendendo para fora de Blumenau. Passou também a fabricar máquinas para a indústria textil. Carregava-as num caminhão, em direção ao nordeste do Brasil, e retornava quando vendia todas as suas máquinas. Aproveitava a viagem de volta carregando coco para o sul. Domina 4 idiomas, sem ter feito nenhuma universidade. Representa várias indústrias européias na América do Sul. É o tipo de pessoa que não enxerga crise. Só oportunidades. O Brasil precisa de mais Adilsons. Prometi que um dia estarei em Blumenau para fazer uma palestra aos seus mais de 70 funcionários.