<    

quinta-feira, julho 07, 2005

Poupatempo. Uma instituição que eu Tenho que APLUDIR.

7 de Julho. Poupatempo é inacreditável! Funciona muito acima de qualquer expectativa.

Vou continuar a dirigir o Ventania tranqüilamente. Minha Carteira de Habilitação já está renovada. Venceria na próxima semana, dia 12 de julho.

Enquanto assistimos enojados aos depoimentos cheios de cinismo patético dos corruptos profissionais nas CPI’s, tem uma instituição de serviço público que é de se “tirar o chapéu”: o Poupatempo. Na Unidade Santo Amaro, dia 30 de junho, não perdi mais do que 40 minutos para fazer exame médico, tirar fotografia, pagar taxas no banco, pegar uma senha (e ser chamado no painel em menos de 30 segundos), ser atendido por uma funcionária para conferir a documentação, passar informações sobre telefone e endereço de entrega e ser informado de que a nova Carteira seria entregue pelo correio, a meu pedido, até o dia 9 de julho.

Dia 6, a Marina do Poupatempo ligou para saber se o correio já havia entregue. Eu só saberia à noite pela filha da Neuza, a Sônia, que mora no endereço de entrega em São Paulo. Bingo! Já estava na portaria do condomínio. Dia 7, a Efigênia do Poupatempo ligou-me para saber se a entrega foi feita. Eu disse que sim, gerando enorme satisfação do outro lado. E eu que já me preparava psicologicamente, e ainda mais estando longe de São Paulo, já me planejando gastar vários dias para a costumeira gincana burocrática dentro de repartições públicas e cartórios para reconhecer firmas, tirar cópias autenticadas, etc. Foi tudo simples. Inacreditável! E não foi a primeira vez que me surpreendi positivamente dentro de um Poupatempo. A pergunta que fica no ar é: Por que esse padrão de excelência não é o padrão nos serviços públicos? Por que outros órgãos públicos complicam tanto as coisas? Por que a maioria dos servidores públicos odeia servir o público? Por que entram para o Serviço Público? Só pela garantia vitalícia de renda mesmo com péssimo desempenho?

É que nós, contribuintes e cidadãos, nos acostumamos e nos acomodamos com o descaso, com filas imensas e demoradas, indiferença, lentidão, mau humor. Espero que muitos dirigentes de estatais leiam isto, passem num Poupatempo e promovam revoluções em suas áreas. Parabéns Marina, Efigênia, demais atendentes, e todos aqueles que fazem a diferença, na retaguarda, como a Prodesp, o 0800, onde pessoas de verdade falam com você (e não aquela coisa horrorosa de secretária chata eletrônica) e na linha de frente, como essas pessoas que me atenderam. Pena não ter foto dessa gente para incluir no meu site na Internet e fazer a merecida divulgação.