<    

sexta-feira, agosto 26, 2005

Rio Grande do Sul é outro país dentro do Brasil!

26 de agosto, sexta-feira
tendo algumas horas em Passo Fundo, com o avião saindo 13 horas, fui até o centro, de ônibus. Muito bom o sistema de transporte coletivo na cidade. Não tem aquela loucura de lotações com as vans. Pessoal educado, presta informações ao turista. Passo Fundo é a cidade do folclórico cantor Teixeirinha. Gosto do orgulho do povo gaúcho, que preserva como ninguém suas tradições e hábitos. Fiz questão de fotografar. Na loja dos Viner, tem de tudo que só gaúcho usa e gosta. Ao ver uma legítima Alpargatas, um calçado de lona e solado de corda, lembrei-me dos tempos de infância, quando ainda nem havia o conguinha nem o ki-chute. Comprei a alparagata (é assim que falavam na rua).

Fui procurar também um tal de lençol termo-elétrico, que, se eu não tivesse visto no hotel, eu nunca teria coragem de comprar (medo de morrer eletrocutado ou bem passado). Tava um frio danado em Passo Fundo. No hotel, experimentei e gostei. Pensei no frio que ainda pode fazer na região de Buri. Tive sorte: achei o representante dos lençóis Termo-brás, que se virou para conseguir na fábrica lençóis 110V e ainda foi me entregar no aeroporto. No nosso busão, agora pode vir o frio que quiser. Estaremos aquecidos, torrados não!

Neuza vem de Buri à noite com a Verônica para S.Paulo. Ficaremos por aqui até segunda-feira.