<    

terça-feira, agosto 30, 2005

gente humilde, gente pobre, pessoas que precisam de muita Força Interior

30 de agosto, terça-feira

Até verduras frescas, sem agrotóxicos, temos no parque ecológico. Colhida na hora para o almoço, é uma delícia.

Hoje, a pedido do Marmo, Secretário de Obras, teve uma palestra à tarde para mais de 100 pessoas que trabalham em Frente de Trabalho em Itapeva. São varredores de rua, trabalhadores braçais, consertam o asfalto, cuidam de praças, jardins etc. Vida muito dura em troca de um pequeno pagamento. Ainda assim, é emocionante ver como algumas pessoas fazem a diferença, mostrando energia e responsabilidade em seu trabalho, fazendo o melhor que podem. São pessoas que têm sonhos pra valer. Muitas acordam quatro da manhã e começam a enfrentar a dura realidade. A minha palestra teve como ponto de maior reflexão a importância de se ter sonhos pra valer, pois, se for realmente pra valer, nada impedirá de se ir atrás deles. Muitos exemplos reais surgiram entre os presentes, dando maior relevância ao que eu falava. Duas pessoas disseram que já haviam morado na rua e hoje têm sua casinha pois era o sonho delas, pra valer. Outra, Dona Maria de Fátima, disse que seu sonho é retornar para o Ceará para voltar a viver com os pais. Orgulhosa, com muita energia e alegria, disse que já foi duas vezes visita-los em Fortaleza. Agora quer ir definitivamente. Sabe o que fazer com cada real que ganha no seu trabalho como varredora de rua. Foi aplaudida por todos, pois acreditam que ela conseguirá.

De quebra, reencontrei, após quase 10 anos, o Maurício Linhares, que era de Curitiba e hoje mora em Itapeva. Conhecemo-nos na Philip Morris quando realizei um trabalho sobre Empowerment na fábrica. Atualmente é psicoterapeuta e também trabalha para uma Itapeva melhor. Ficou sabendo que estamos na região e me procurou na Câmara do Vereadores de Itapeva. Vamos ajudar o pessoal da área de Educação, que está muito interessado depois que a Haru, a Lúcia e a Ester viram a minha palestra.

1Comments

  • At 8:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Raul, Neusa e Verô,
    Espero conseguir enviar um comentário para vocês.
    Vocês vieram e trouxeram muita alegria. Estão mostrando que é sempre possível deixar boas marcas por onde passamos. Vocês marcam cada passo.
    É sempre uma alegria encontrá-los numa reunião da Educação ou para mais uma aula de tear.
    Beijos,
    Zelinda

     

Postar um comentário

<< Home